builderall

CONCERTO

DANILO CAYMMICLAUDIO NUCCICANÇÕES DAS ÁGUAS

14 JUL, DOMINGO, 17H

TEATRO DE VERMELHOS

Explorando as sonoridades de voz, violão e flauta, Danilo Caymmi e Claudio Nucci apresentam um espetáculo rico e cativante para a abertura do FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas. O espetáculo compõe uma parceria entre o FASA e o Festival Vermelhos 2024 - Música e Artes Cênicas, que por meio desta sinergia, oferecem gratuitamente essa programação ao público de Ilhabela, no Teatro de Vermelhos.
 
“Nosso show é musical, simples e divertido e tem a maior química  entre nós e empatia com o público. É um grande prazer trabalharmos juntos” – afirmam Claudio e Danilo.
 
Para o FASA, a dupla preparou um repertório muito especial, com destaque para as “Canções Praieiras” de Dorival Caymmi. 
 
“A maior parte das canções praieiras de Dorival Caymmi foi composta nos anos 1940. E apesar da distância temporal, a força estética do conjunto permanece intocada. Ou até ampliada: a entrada numa época cada vez mais permeada por sentidos de urgência e ansiedade só fez crescer seu poder sugestivo.” (Piauí- Paulo da Costa e Silva). 
 
O FASA traz de forma lúdica e multissensorial, as artes e os saberes das águas para as mais diversas regiões e grupos sociais do Estado de São Paulo. Com o objetivo de oferecer novos caminhos para a construção de um sentimento de preservação e conscientização da importância da água para todas as gerações, o festival promove a água, fluida, moderna e sustentável, através de uma série de ações que irão valorizar os mais diferentes costumes de nossa sociedade em torno deste elemento vital. Danilo e Claudio apresentam um cativante espetáculo que inaugura o FASA no encerramento do Festival de Vermelhos, tratando o tema com delicadeza e força poética.
 
O FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas, conta com o patrocínio da Sabesp por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

ver programação completa

EVENTO GRATUITO
RETIRAR INGRESSO NA
BILHETERIA DO TEATRO
NO DIA DO ESPETÁCULO
A PARTIR DAS 14H30

Danilo Caymmi e Claudio Nucci
A dupla se encontrou pela primeira vez nos anos 70, no início do movimento que lançou os primeiros discos independentes produzidos no Brasil; Danilo com o lançamento do LP Cheiro Verde e Claudio com o LP de estréia do quarteto vocal Boca Livre. Um pouco mais tarde, no início dos anos 80, compuseram algumas músicas em parceria e até se apresentaram juntos em vários lugares pelo país.
 
Após anos sem se verem, os dois se reencontraram musicalmente num programa de televisão e ficaram tão impressionados com o fácil entrosamento artístico que resolveram criar e apresentar um novo show em dupla, tendo como enfoque destacado o repertório dos discos mais recentes de cada um, duas belas homenagens aos 90 anos de Dorival Caymmi lançados no início do ano passado.
 
Danilo Caymmi, junto com os irmãos Dori e Nana, gravou o festejado CD “Para Caymmi”, premiado com o Grammy Latino 2004 e que traz no repertório os sambas baianos, ambientados na abordagem carioca dos arranjos e interpretados com maestria. Claudio Nucci, por sua vez,  gravou “Ao Mestre, Com Carinho”, visitando todas as fases do compositor com algumas levadas diferentes mas respeitando a essência da obra, um trabalho que também agradou muito ao casal  Dorival e Stella.
 
 Agora, Danilo e Claudio se juntam para revisitar canções lançadas no primeiro disco de Dorival, “Canções Praieiras”, de 1954. Ao repertório, a dupla soma toda urgência climática do nosso tempo, propondo dessa maneira uma forma poética e emocionante de tratar de um tema tão preocupante e presente em nosso cotidiano.